REGULAMENTO

A Coordenação Regional do Programa Nacional de Olimpíadas de Química, o Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, torna público que se encontram abertas, no período de 03 de agosto a 11 de setembro de 2015, as inscrições para a XVI Olimpíada de Química do Rio Grande do Norte (OQRN) - 2015, de acordo com o que assegura o presente regulamento:

 

1. DA APRESENTAÇÃO

Art. 1º - A Olimpíada de Química do Rio Grande do Norte (OQRN), evento integrante do Programa Nacional Olimpíadas de Química (UFC, UFPI, UECE e FUNCAP, apoiado pelo CNPq), é uma promoção da Associação Brasileira de Química (ABQ) – Regional Rio Grande do Norte e uma atividade de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), que tem como objetivos:

I - estimular o ensino, o estudo e a pesquisa no campo da química.

II - incentivar, através do ensino de química, o entrosamento entre professores da Universidade e professores e estudantes das escolas de ensino médio e tecnológico.

III - descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da química.

IV - promover a interação entre professores das diferentes escolas e localidades.

V - selecionar os representantes do estado do Rio Grande do Norte a participar da Olimpíada Norte Nordeste de Química e Olimpíada Brasileira de Química.

VI - promover atividades que levem os jovens estudantes a refletir sobre a importância da química em suas vidas e na Sociedade Moderna.

 

2. DO PUBLICO ALVO

Art. 2º - A Olimpíada de Química do Rio Grande do Norte (OQRN) destina-se a estudantes regularmente matriculados no 1º, 2º e 3º anos do ensino médio de escolas federais, estaduais, municipais e particulares do estado do Rio Grande do Norte. A participação está limitada a estudantes com idade até 18 anos no ano da edição da Olimpíada de Química do Rio Grande do Norte.

 

3. DAS MODALIDADES

Art. 3º - A OQRN será realizada anualmente em três modalidades, de acordo com a escolaridade do aluno: modalidade A1, com estudantes do 1º ano do ensino médio, modalidade A2, com estudantes do 2º ano do ensino médio, e modalidade B, com estudantes do 3º ano do ensino médio.

Parágrafo único. Estudantes de escolas técnicas, públicas ou particulares, cujo curso tenha duração de 4 (quatro) anos poderão participar desde que atendam ao critério de idade mínima. Para estes alunos, especificamente, a OQRN será dividida da seguinte forma: Modalidade A1 (alunos do 1º ano), Modalidade A2 (alunos do 2º ano) e Modalidade B (alunos do 3º e do 4º ano).

 

4. DO CADASTRO

Art. 4º - O cadastro do representante da escola é realizado por meio eletrônico na Ficha de Cadastro de Representantes da Escola (disponível no sítio eletrônico http://obquimica.org/rn). O preenchimento será feito pelo coordenador da escola ou professor do aluno na ficha disponibilizada durante o período definido pelo calendário da OQRN.

 

5. DAS ATRIBUIÇÕES DO REPRESENTANTE DE ESCOLA

Art. 5º - O coordenador ou professor da escola cadastrada na OQRN terá as seguintes atribuições:

I – Manter atualizada sua Ficha de Cadastro com dados atualizados para recebimento de informações;

II – Divulgar a OQRN em sua escola;

III – Realizar a inscrição de seus alunos;

IV – Comunicar aos alunos data, horário e local dos exames;

 

6. DAS INSCRIÇÕES

Art. 6º - A OQRN constará de uma única fase, a ser realizada no dia 19 de setembro de 2015.

Parágrafo único. Cada escola poderá inscrever um máximo de 5 estudantes por modalidade.

Art. 7º - A inscrição dos estudantes na OQRN deve ser feita pelo diretor ou professor coordenador da olimpíada em cada escola, através do site http://obquimica.org/rn no prazo limite de 11 de setembro de 2015.

Art. 8º - Um mesmo professor poderá ser responsável por uma ou mais escolas. Neste caso, o professor deverá preencher a ficha de cadastro eletrônico correspondente a cada uma das escolas que for responsável.

§ 1º A comprovação da escolaridade e demais dados cadastrais do estudante será de responsabilidade da escola e do professor/coordenador credenciado. Informações inverídicas, a qualquer tempo constatadas, decorrentes de comprovada culpa do estudante, implicará na sua exclusão do certame, inclusive tornando sem efeito qualquer premiação que porventura tenha recebido, além do seu impedimento na participação de outras etapas do Programa Nacional Olimpíadas de Química.

§ 2º Caso ocorra a existência de escolas com mais de uma unidade escolar, na mesma cidade, cada unidade poderá inscrever até 15 alunos (5 alunos para cada modalidade).

 

7. DA ESTRUTURA DAS PROVAS

Art. 9º - As provas da OQRN serão elaboradas por uma banca constituída por professores de Química da UFRN e realizada na data de 19 de setembro de 2015 às 14:00 h, em locais definidos pela coordenação da OQRN de acordo com as cidades-polo escolhidas.

Art. 10 - A Comissão Organizadora será responsável por:

I – Elaborar as questões, problemas e suas respectivas soluções das provas das duas modalidades;

II – Submeter o trabalho aos demais membros da comissão para verificação da adequação;

III – Elaborar os critérios de correção para as provas;

IV – Corrigir as questões discursivas;

V – Decidir em colegiado os critérios finais de premiação.

Art. 11 – A prova da OQRN será constituída de 10 (dez) questões do tipo múltipla-escolha e 3 (três) questões analítico-expositivas, com duração de 3 horas.

Parágrafo único. É vedado o uso de calculadora, científicas ou não, e outros aparelhos eletrônicos como telefones, smartphones e tablets.

 

8. DA CORREÇÃO E DOS CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO DA PROVA

Art. 12 – A prova da OQRN será constituída de 10 (dez) questões do tipo múltipla-escolha (máximo 40 pontos) e 3 (três) questões analítico-expositivas (máximo 60 pontos).

§ 1º Só será corrigida a parte discursiva da prova dos alunos que tiverem obtido no mínimo 12 pontos (30% de aproveitamento) na parte objetiva da prova.

§ 2º As questões objetivas e discursivas serão corrigidas pela banca responsável da OQRN.

Art. 13 - A classificação final da OQRN será dada em ordem decrescente de Nota Final. A Nota Final será obtida pelo somatório dos pontos da prova objetiva e prova discursiva da fase II.

Parágrafo único. Em caso de empate na nota final, serão considerados como critérios de desempate, nesta ordem:

I – Maior nota na prova discursiva;

II – Candidato mais novo.

 

9. DO RESULTADO

Art. 14 - O resultado final da XIV OQRN será divulgado na data prevista de 16 de novembro de 2015 no site oficial do evento e nos sites do Instituto de Química da UFRN e do IFRN.

Art. 15 - Os 25 primeiros classificados da OQRN da modalidade A1 estarão automaticamente selecionados para representar o estado na modalidade A da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) e na Olimpíada Norte-Nordeste de Química (OQNNe), que acontecerão no ano seguinte. Estes estudantes poderão alcançar as olimpíadas internacionais, desde que na época ainda não tenham completado 18 anos e ainda estejam cursando o ensino médio.

Art. 16 - Os 25 primeiros classificados da OQRN da modalidade A2 estarão automaticamente selecionados para representar o estado na modalidade B da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) e na Olimpíada Norte-Nordeste de Química (ONNeQ), que acontecerão no ano seguinte, desde que na época ainda não tenham completado 18 anos e ainda estejam cursando o ensino médio.

Art. 17 – Será aceito recurso em relação ao gabarito oficial, desde que esteja devidamente justificado e enviado por e-mail – disponível no site do evento – à coordenação do evento, em até 48 h após a divulgação do gabarito oficial, por parte da Coordenação da OQRN.

 

10. DA PREMIAÇÃO

Art. 18 - Um total de 15 (quinze) estudantes, por modalidade, receberão medalhas nas categorias ouro, prata e bronze nas quantidades 3, 5 e 7, respectivamente, distribuídas conforme a classificação alcançada pelo estudante na prova da OQRN, em solenidade convocada pela coordenação da OQRN. Receberão Certificados de Honra ao Mérito todos os que obtiverem notas normalizadas iguais ou acima de 50 (cinquenta) na fase II da OQRN.

Parágrafo único. O limite mínimo de Certificados de Honra ao Mérito destinados a estudantes das modalidades A1 e A2 é de 10 (dez), independente dos requisitos do caput deste artigo.

Art. 19 - A escola que obtiver o maior número de estudantes agraciados com medalhas de ouro, nas modalidades A1, A2 e B juntas, receberá um troféu de escola campeã desta edição da OQRN. Em caso de empate de uma ou mais escolas, será levado em consideração o número de medalhas de prata, bronze e menção honrosa, nessa ordem, até que ocorra o desempate. Persistindo ainda o empate, receberá o troféu a escola com o aluno de melhor classificação na modalidade A1.

§ 1º Para efeitos desta premiação, cada unidade escolar será considerada como uma escola distinta.

§ 2º Não será concedido qualquer tipo de ajuda de custo por parte da coordenação da OQRN aos estudantes para participação na solenidade de premiação da OQRN.

§ 3º Em caso de ausência do estudante agraciado com premiação na solenidade, seu certificado e/ou medalha será entregue ao coordenador ou professor responsável da escola a que pertence o estudante. Na ausência deste, o estudante poderá requerer o certificado e a premiação a que fez jus através de solicitação à coordenação da OQRN até um ano após a realização da solenidade de premiação.

 

11. DO PROGRAMA

Art. 20 – O programa para as provas da OQRN será distinto para cada modalidade, buscando atender o cronograma do programa do ensino médio em cada série.

Parágrafo único. O programa das provas de cada modalidade encontra-se no Anexo I.

 

13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 21 - Os casos omissos neste regulamento, carentes de solução imediata, serão resolvidos pela coordenação estadual da OQRN.



ANEXO I – PROGRAMA DAS PROVAS DA OQRN

 

Modalidade A1:

  1. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.
  2. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos.
  3. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas.
  4. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas.
  5. Tabela periódica: histórico e propriedades.
  6. Ligações químicas. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.
  7. Forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.
  8. Funções inorgânicas.
  9. Reações químicas e leis ponderais. Cálculos estequiométricos. Balanceamento.
  10. Lei dos gases ideais. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar.
  11. Ambiente, química verde e sustentabilidade.
  12. Química no cotidiano.
  13. Laboratório: noções de segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e purificação de substâncias.

 

Modalidade A2:

  1. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.
  2. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos.
  3. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas.
  4. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas.
  5. Tabela periódica: histórico e propriedades.
  6. Ligações químicas. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.
  7. Forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.
  8. Funções inorgânicas.
  9. Reações químicas e leis ponderais. Cálculos estequiométricos. Balanceamento.
  10. Lei dos gases ideais. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar.
  11. Soluções: classificação, propriedades e preparação. Diagramas de solubilidade. Unidades de concentração. Diluição e misturas. Titulometria.
  12. Propriedades coligativas.
  13. Termoquímica: entalpia, Lei de Hess, energia de ligação, entropia e energia livre.
  14. Cinética química.
  15. Equilíbrio químico de sistemas homogêneos e heterogêneos.
  16. pH, pOH, solução tampão e hidrólise.
  17. Radioatividade e química nuclear.
  18. Ambiente, química verde e sustentabilidade.
  19. Química no cotidiano.
  20. Laboratório: noções de segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e purificação de substâncias.

 

Modalidade B:

  1. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.
  2. Diagramas de fases. Fenômenos físicos e químicos.
  3. Átomos e partículas subatômicas. Semelhanças atômicas.
  4. Modelos atômicos: clássicos e quânticos. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas.
  5. Tabela periódica: histórico e propriedades.
  6. Ligações químicas. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.
  7. Forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.
  8. Funções inorgânicas.
  9. Reações químicas e leis ponderais. Cálculos estequiométricos. Balanceamento.
  10. Lei dos gases ideais. Misturas gasosas: pressão parcial e volume molar.
  11. Soluções: classificação, propriedades e preparação. Diagramas de solubilidade. Unidades de concentração. Diluição e misturas. Titulometria.
  12. Propriedades coligativas.
  13. Termoquímica: entalpia, Lei de Hess, energia de ligação, entropia e energia livre.
  14. Cinética química.
  15. Equilíbrio químico de sistemas homogêneos e heterogêneos.
  16. pH, pOH, solução tampão e hidrólise.
  17. Radioatividade e química nuclear.
  18. Ambiente, química verde e sustentabilidade.
  19. Química no cotidiano.
  20. Laboratório: noções de segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e purificação de substâncias.
  21. Eletroquímica: células galvânicas e eletrolíticas. Equação de Nernst. Corrosão. Proteção anódica e catódica.
  22. O átomo de carbono. Ligações do carbono. Fórmulas estruturais. Cadeias carbônicas.
  23. Funções orgânicas: identificação, nomenclatura e representações estruturais.
  24. Isomeria: constitucional, estereoisomeria (configuracional e conformacional).
  25. Propriedades físicas das substâncias orgânicas. Correlação entre estrutura e propriedades.
  26. Acidez e basicidade das substâncias orgânicas.
  27. Reações orgânicas: substituição, adição, eliminação, oxidação, redução e polimerização.
  28. Polímeros.
  29. Biomoléculas.
  30. Biocombustíveis.