Olimpíada Internacional de Química premia estudantes que participaram de Curso de Aprofundamento em Natal/RN

Estudantes brasileiros receberam premiação na 47ª Olimpíada Internacional de Química, a 47th International Chemistry Olympiad (IChO) realizada em Baku capital do Azerbaijão, entre 20 e 29 de julho. A premiação aconteceu nessa quarta-feira, 29.

Os estudantes do ensino médio foram preparados pelo Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN) para participarem da Olimpíada Internacional. Eles participaram de um Curso de Aprofundamento e Preparação com os 15 melhores alunos selecionados pela olimpíada nacional com duração de duas semanas, em tempo integral, no mês de fevereiro deste ano.



O Brasil foi representado por quatro alunos do ensino médio, o paulista Vitor Gomes Pires e os cearenses Pedro Teotonio de Sousa, Gabriel Ferreira Gomes Amgarten e Giovanni Elson Rafael de Souza.

O paulista Vitor Gomes foi premiado com medalha de prata e os cearenses Pedro Souza e Gabriel Ferreira com medalhas de bronze. Eles foram escolhidos em um processo seletivo nacional organizado pela Associação Brasileira de Química com a participação inicial de 301 mil alunos.



O processo seletivo contou com o apoio financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).